Saúde

Câmara homenageia, em sessão solene, os doadores de medula óssea

19/10/2017 - 17:20  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea
A deputada Raquel Muniz (C) durante a solenidade no Plenário da Câmara

O Dia do Doador de Medula Óssea, comemorado no terceiro sábado de setembro, foi homenageado pela Câmara nesta quinta-feira (19), em sessão solene proposta pela deputada Raquel Muniz (PSD-MG).

Segundo a deputada, o objetivo da solenidade foi agradecer e chamar a atenção da sociedade para a importância da doação. “Doar é um ato nobre. Atualmente, temos muitos nobres que se dispõem a doar vida, mas estes ainda são poucos, diante da necessidade”, afirmou.

O deputado Adilton Sachetti (PSB-MT) ressaltou que doar não dói e faz bem para a vida do próximo. “Recentemente, vivi dois anos de luta ao lado da minha esposa. Graças a uma alemã que se dispôs a doar, ela teve a oportunidade de ficar mais um tempo com a nossa família. Foram os melhores momentos da minha vida”, lembrou.

O diretor-executivo do Hemocentro de Brasília, Jorge Vaz, disse que a capital federal se destaca pelo número de doadores. “Brasília tem mais de 200 mil doadores, que representam cerca de 8% da população. Podemos observar o engajamento dos brasilienses com essa nobre causa”, observou.

Thiago de Souza, pai de uma criança de dois anos diagnosticada com aplasia da medula óssea e que precisa de uma doação, falou sobre a dificuldade de encontrar um doador compatível.

“Estamos passando por um momento bem delicado. Muitas são as famílias que enfrentam isso e não encontram doadores compatíveis entre os parentes. A única esperança ainda está no banco de doadores”, afirmou.

 

Reportagem - Carolina Rabelo
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.