Saúde

Projeto altera norma do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

Proposta exclui o controle da prescrição de medicamentos das atribuições do sistema, criado para prevenir e combater a falsificação de remédios

01/08/2017 - 20:09  

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Dep. dr. Sinval Malheiros (PODE-SP)
Dr. Sinval Malheiros: a prescrição de medicamentos não tem relação com sua circulação na cadeia farmacêutica

Proposta em análise na Câmara dos Deputados deixa de submeter a atividade de prescrição de medicamentos, atribuída a médicos, dentistas e veterinários, às regras do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. A alteração está prevista no Projeto de Lei 6511/16, do deputado Dr. Sinval Malheiros (Pode-SP), que é médico.

O autor argumenta que a prescrição de medicamentos não tem relação com a circulação dos medicamentos na cadeia farmacêutica. “Não há, portanto, razão alguma para justificar a inserção do controle da prescrição nesse contexto”, afirma.

Ele ressalta que a prescrição só pode ser feita por profissional legalmente habilitado, que deve ter sua autonomia respeitada. “As prescrições médicas, odontológicas e veterinárias estão, como os demais atos profissionais, sob a regulação dos conselhos profissionais respectivos”, disse Malheiros.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6511/2016

Íntegra da proposta