Saúde

Comissões debatem atenção a pessoas com Síndrome Pós-Poliomielite no SUS

18/10/2017 - 08:56  

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Seguridade Social e Família debatem hoje a atenção às pessoas com Síndrome Pós-Poliomielite no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate atende a requerimento dos deputados Mara Gabrilli (PSDB-SP) e João Derly (Rede-RS).

De acordo com os parlamentares, a Síndrome Pós-Poliomielite (SPP) acomete de forma tardia pacientes que sofreram poliomielite anterior aguda viral e recuperaram suas capacidades motoras. Ocorre em média quinze anos após a infecção e se caracteriza por um novo episódio de paresia/paralisia, fadiga intensa e dores mio-articulares.

“Apesar de o Brasil haver erradicado o vírus selvagem da poliomielite há décadas, há ainda grande número de pessoas adultas que sofreram a infecção e são, portanto, vulneráveis à SPP. A incerteza em relação aos mecanismos da enfermidade, somada à dificuldade do diagnóstico, faz da SPP um desafio terapêutico, que deve obrigatoriamente envolver uma equipe multidisciplinar”, afirmam os deputados no requerimento que solicitou o debate.

Foram convidados: 
- o idealizador da Associação Gaúcha dos Vitimados da Poliomielite e Síndrome Pós-Poliomielite, Ari Heck; e
- a presidente da Associação G-14 de Apoio aos Pacientes de Poliomielite e Síndrome Pós-Poliomielite,
Andrea Rosana Silva; e
- representante do Ministério da Saúde.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 13.

Evento interativo pelo e-Democracia.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.