Saúde

Combate ao câncer de mama é tema de audiência nesta tarde

Parlamentares e especialistas devem discutir também o acesso de mulheres com deficiência aos exames preventivos

18/10/2017 - 08:14   •   Atualizado em 18/10/2017 - 09:49

Outubro Rosa
Congresso iluminado como parte do Outubro Rosa – movimento mundial sobre a importância de detecção precoce de câncer de mama

As comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, Seguridade Social e Família, e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados discutem nesta tarde os avanços no enfrentamento do câncer de mama no País.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos novos casos registrados a cada ano. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença é relativamente rara antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente.

A deputada Ana Perugini (PT-SP), que propôs a realização do debate, lembra que, quando diagnosticado nas fases iniciais, aumentam as chances de tratamento e cura. “Por isso é tão importante debater a prevenção, a detecção e o tratamento da doença.”

A parlamentar lembra ainda as dificuldades adicionais enfrentadas por mulheres com deficiência – como paraplégicas, tetraplégicas e anãs – para realização de exames preventivos, já que as mulheres precisam ficar em pé para fazer a mamografia. “No País, 8 milhões de brasileiras têm deficiência física e nem todos os aparelhos e exames tem acessibilidade.”

Ana Perugini espera que os convidados apresentem dados atualizados e as novas estratégias de tratamento.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- a diretora-geral do Inca, Ana Cristina Pinho Mendes Pereira;
- a tecnologista da coordenação -geral de Atenção Especializada do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Aline Leal Gonçalves Creder Lopes; e
- a representante do Coletivo de Mulheres com Deficiência do DF Agna Alves.

Confira a lista completa de convidados.

A audiência será realizada no plenário 15 a partir das 14h30, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.