Saúde

Seguridade vai debater aumento dos casos de suicídio

10/10/2017 - 08:35  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara promove audiência pública hoje sobre o aumento dos casos de suicídio e a necessidade de adoção de políticas preventivas.

De acordo com o Mapa da Violência divulgado no ano passado, entre os anos 2000 e 2012, o número de casos de suicídio aumentou mais de 30% no Brasil, enquanto o de homicídio cresceu menos de 9%.

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Odorico Monteiro (PSB - CE)
Odorico Monteiro: não basta atendimento psicossocial, precisa apoio da família e envolvimento da sociedade e do Estado

O aumento se deu principalmente entre os jovens. Em 2012, na população entre 15 e 29 anos, os suicídios corresponderam a quase 4% das mortes violentas. O percentual é cinco vezes maior que o da população fora dessa faixa etária.

De acordo com o deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), autor do pedido de debate junto com a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), a questão envolve vários problemas de saúde pública. Ele considera necessário examinar as causas desse aumento nos suicídios para a elaboração de políticas públicas voltadas para a prevenção.

"Uma delas é certamente essa grande epidemia do século XXI: a depressão. Nós precisamos entender que não basta só o atendimento na área psicossocial. Precisamos ter apoio e suporte da família, envolvimento da sociedade e do Estado", declarou.

Na Câmara, vários projetos em tramitação procuram facilitar a retirada de conteúdos considerados perigosos da Internet ou responsabilizar criminalmente quem induzir jovens ao suicídio ou à automutilação. Essas propostas modificam principalmente o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) e o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) para punir os responsáveis por esse tipo de conteúdo.

Debatedores
Foram convidados para o debate, representantes do Ministério da Saúde; do Conselho Nacional de Secretários de Saúde; do Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outros.

Confira a relação completa de participantes aqui.

A audiência pública sobre a prevenção do suicídio ocorre às 16 horas, no plenário 7.

O debate será interativo. Quem quiser pode participar pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.

Secom/Câmara dos Deputados
Banners - videochat - audiências interativas e-Democracia com link

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.