Saúde

Meditação em programas educativos de saúde para crianças e jovens é tema de debate

24/08/2017 - 08:58  

A Comissão de Seguridade Social e Família debate nesta quinta-feira (24) a inclusão de práticas integrativas e complementares, notadamente, a meditação, em programas educativos em unidades de saúde para o público infanto-juvenil para promoção da melhor qualidade de vida. A discussão atende a requerimento dos deputados Roberto Britto (PP-BA) e Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG).

Os parlamentares destacam que a Organização Mundial de Saúde (OMS), além de reconhecer, vem incentivando o uso da medicina tradicional e medicina complementar e alternativa nos sistemas de saúde na modalidade integrada.

No primeiro semestre deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) oficializou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que é contemplada e desenvolvida por meio de ações integradas de caráter interdisciplinar, entre as quais se incluem a medicina tradicional chinesa, a homeopatia e a medicina antroposófica, os recursos terapêuticos como a fitoterapia, as práticas corporais e meditativas, e o termalismo-crenoterapia, entre outras terapias.

Na avaliação de Britto, é fundamental incluir a prática meditativa em programas educativos em unidades de saúde, para crianças e adolescentes, dada frequência de causas de depressão e ideias suicidas nesta fase da vida.

“As práticas meditativas têm sido utilizadas principalmente em casos crônicos depressão, estresse, insônia ou de dor, nos quais o resultado das novas atividades garante a redução de tranquilizantes e antidepressivos. A meditação associada com exercícios respiratórios também tem aliviado os sintomas de ansiedade e tristeza”, afirma.

Foram convidados para falar sobre o assunto:
- o rabino, escritor, pesquisador e estudioso espiritual, Joseph Saltoun;
- a psicóloga e especialista em práticas meditativas, Zélia Regina Corrêa Tavares; e
- o especialista em neurocirurgia, doutorado em biotecnologia e especialista em yoga, Marcus Vinícius Mendonça.

Participação popular
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 7.

Os internautas poderão enviar perguntas ao participantes por meio de sala interativa do portal e-Democracia.


Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.