Saúde

Câmara fixa o dia 15 de setembro para combate a doenças reumáticas

14/08/2017 - 17:14  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Ronaldo Fonseca (PROS-DF)
Relator, Ronaldo Fonseca apresentou parecer favorável ao projeto de lei

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 8202/14, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), que institui o 15 de setembro como o Dia Nacional da Conscientização sobre as Doenças Reumáticas. O texto segue para o Senado.

Atualmente, o Ministério da Saúde estabelece o dia 30 de outubro como Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo. Entretanto, Bornier argumenta que essa data não permite a necessária divulgação do tema, uma vez que outubro concentra um grande número de datas comemorativas relacionadas a outras questões de saúde (como o Outubro Rosa).

O deputado acrescenta ainda que o termo “reumatismo” não se mostra adequado, pois possui uma conotação de doença ligada à idade que faz com que pessoas jovens se sintam livres de desordens reumatológicas.

Relator no colegiado, o deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF) defendeu a constitucionalidade e a juridicidade da proposta, apresentando parecer por sua aprovação. Fonseca propôs emenda de redação apenas para que as iniciais da data sejam grafadas em maiúsculas.

OMS
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) mostram que as doenças reumáticas atingem 10% da população mundial e cerca de 20 milhões de brasileiros, com manifestações em pessoas de qualquer idade.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8202/2014

Íntegra da proposta