Saúde

Comissões promovem debate sobre questões relacionadas à surdez

16/08/2017 - 09:10  

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família debatem hoje questões relacionadas à saúde auditiva. O debate será realizado a pedido da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).

A deputada cita dados do Censo de 2010 realizado pelo IBGE, onde é estimado que cerca 9,7 milhões de pessoas têm deficiência auditiva. Desses, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos.

Segundo a deputada, para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a reabilitação com o auxílio do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e implantes cocleares. Entre 2012 e 2014 o Ministério da Saúde financiou 624.715 aparelhos auditivos. Além disso, desde 2012 foram equipadas 75 maternidades com aparelho de triagem auditiva neonatal e a previsão é equipar mais 737 maternidades até 2019.

“Entretanto, ainda com os avanços apresentados nos últimos anos, o acesso e o uso efetivo de AASI pelas pessoas idosas ainda é um problema de difícil elucidação. Destacamos que temos conhecimento que em alguns municípios a lista de espera chega a ser de até 3 (três) anos para conseguir um AASI”, afirma a deputada.

Foram convidados:
- a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Thelma Regina da Silva Costa;
- os representantes da Associação Brasileira de Otorrinolaringologista e Cirurgia Cérvico Facial, Miguel Ângelo Hyppolito e Fayez Bahnad Jr.; e
- a coordenadora-geral da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Odília Brígido de Sousa.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 13.

Acompanhe ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.