Saúde

Solenidade na Câmara homenageia centenário da morte de Oswaldo Cruz

O médico sanitarista foi pioneiro no Brasil nas pesquisas sobre doenças tropicais

09/08/2017 - 20:17  

A Câmara dos Deputados homenageou em sessão solene, nesta quarta-feira (9), o centenário de morte do médico sanitarista Oswaldo Cruz. Natural de São Luís de Paraitinga (SP), ele faleceu em 11 de fevereiro de 1917, aos 44 anos.

A solenidade foi solicitada pelo deputado Odorico Monteiro (PSB-CE), que lembrou a preocupação que Oswaldo Cruz tinha com o bem-estar coletivo. “Ele lutou por questões que até hoje são caras para o povo brasileiro, como o saneamento básico”, afirmou.

O deputado também ressaltou o “rico legado para a biomedicina nacional” deixada pelo sanitarista. “Há 117 anos, o então Instituto Soroterápico Federal, dirigido pelo médico, tinha a missão de fabricar soros e vacinas contra pestes. Atualmente, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se confunde com o próprio desenvolvimento tecnológico da saúde do nosso País”, disse.

Instituição
A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, destacou que Oswaldo Cruz viveu durante a Primeira República, quando as condições de vida eram muito piores que as de hoje. “No País, não havia ideia do que era cidadania.”

Ela apontou a grande importância do sanitarista na construção da saúde pública brasileira. “Ele nos legou uma instituição que envolve todo o ciclo do conhecimento: da pesquisa à oferta de produtos e de serviços estratégicos em saúde”, comentou.

Legado
Vera Hasselmann Oswaldo Cruz, neta do homenageado, salientou que o maior legado deixado pelo avô foi a Fundação Oswaldo Cruz. “O maior tesouro da Fiocruz é a sua diversidade. Ela ataca de A a Z e não discrimina nenhum dos problemas sanitários”.

A familiar lamentou que o Brasil ainda sofra epidemias de dengue e febre amarela. “Passaram-se 100 anos e continuamos com o mesmo assunto. Não fizemos o dever de casa muito bem.”

Ela ainda pediu para que os parlamentares priorizassem, em suas emendas orçamentárias, “mais saneamento básico, medidas preventivas, moradias dignas e empregos” em vez de direcionar dinheiro apenas para a construção de hospitais e a compra de aparelhos de ressonância magnética. “Saúde é um conceito bem mais amplo do que doença.”

Parceria
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, enalteceu a parceria entre a pasta comandada por ele e a Fiocruz. “Temos uma interação muito profícua, pautada na transparência e na eficiência. Estamos produzindo bons resultados para os brasileiros”, sustentou.

Barros informou que a Fiocruz executa diversas tarefas para o Ministério da Saúde, como: pesquisa, inovação, produção de medicamentos e qualificação de pessoal.

Em mensagem enviada aos presentes à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a relevância de Oswaldo Cruz na questão sanitária do País. “Ele promoveu medidas sanitárias que estavam na vanguarda do conhecimento, no início do século 20, consagrando os valores que seriam escritos na Constituição de 1988”, frisou.

Reportagem – Alex Akira
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.