Saúde

Comissão discute prevenção do câncer de cabeça e pescoço

06/07/2017 - 07:50  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência, nesta quinta-feira (6), para discutir a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. O evento foi proposto pelos deputados Dr. Sinval Malheiros (Pode-SP) e Antônio Jácome (Pode-RN).

Eles ressaltam que o dia 27 de julho é o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço e a fim de alertar à população sobre a seriedade desta doença criou-se o "Julho Verde", campanha nacional de conscientização sobre os principais fatores de risco e, também, sobre as possibilidades e dificuldades do tratamento.

“O tumor de cabeça e pescoço é um problema de saúde pública em muitas partes do mundo, com cerca de 500 mil novos casos diagnosticados a cada ano. No Brasil, não é diferente, os de boca chegam a ser o 4º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões do País”, dizem os deputados.

Frequentes em homens
Esses tumores são 3 vezes mais frequentes em homens do que em mulheres e a grande maioria é diagnosticada já em fases avançadas da doença (60% dos casos), o que impacta negativamente na sobrevida dos pacientes.

Nas últimas décadas percebe-se que a faixa etária dos pacientes diagnosticados com tumores de boca e garganta baixou muito, houve também um aumento significativo no aparecimento de mulheres portadoras desses cânceres.

A maioria em fase produtiva da vida e que perdem a possibilidade de comunicar-se e/ou alimentar-se normalmente, perdendo grande parte de sua função na sociedade e por fim muitos ficam excluídos do convívio social.

Convidados
- a representante do Ministério da Saúde, Stella Lemke;
- o presidente da Sociedade Brasileira e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Fernando Walder;
- a presidente da Associação de Câncer de boca e garganta, Melissa Ribeiro; e
- a diretora de Saúde do Hospital Amaral Carvalho, Cristina Moro.

A audiência está marcada para começar às 9h30, no plenário 7, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCâmara.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.