Saúde

Nutrição parenteral é tema de debate nesta quarta

05/07/2017 - 08:39  

A Comissão de Legislação Participativa discute hoje a melhoria da nutrição parenteral de pacientes internados em hospitais. A deputada Flávia Morais (PDT-GO), que sugeriu a realização do debate, lembra que a nutrição é fundamental para a saúde.

A nutrição parenteral é a infusão intravenosa de nutrientes, contornando o trato gastrointestinal, geralmente adotada por pacientes com problemas gastrointestinais graves ou paralisação do intestino em decorrência de pós-operatório.

“Para a realização da nutrição parenteral, é comum o uso de dois métodos: um onde os suplementos e nutrientes já vem prontos para o uso, e outro onde os suplementos e elementos nutricionais são manipulados pela equipe hospitalar”, explica Flávia Morais que quer explicações sobre a conveniência de uso de ambos os métodos.

“Alguns estudos demonstram que pacientes que recebem nutrição manipulada apresentam maior tempo de internação em terapia intensiva e maior tempo de internação hospitalar, quando comparados a pacientes que recebem formulações ‘prontas para uso’”, afirma a parlamentar ressaltando ainda que essas soluções já prontas reduzem ainda o risco de infecções.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Diogo Penha Soares;
- a representante da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da Anvisa Maria Ilca da Silva Moitinho;
- a representante do Conselho Federal de Farmácia Maria Rita Garbi de Carvalho Novaes;
- o representante da Associação Brasileira de Medicina Intensiva, Ricardo Rosenfeld; 
- os representantes do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Maria de Lourdes Teixeira da Silva e Henrique Maia Costa; e
- o sócio-diretor da Empresa Pronutrir em Fortaleza (CE), Cássio Cortez dos Santos.

Participação popular
A audiência, que será realizada no plenário 3, a partir das 14h30, será interativa. Os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.