Saúde

Cinco entidades recebem o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher

Condecoração é concedida anualmente pela 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados

24/05/2017 - 15:49  

Gilmar Felix - Câmara dos Deputados
Cerimônia de Entrega do Prêmio Dr. Pinotti
Neste ano, a Câmara dos Deputados premiou instituições do Maranhão, Ceará, Pará, Rondônia e Paraná

Cinco entidades de saúde receberam nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A condecoração é concedida anualmente pela 2ª Secretaria da Casa a instituições que prestem serviços de qualidade em atenção à saúde da mulher.

“O objetivo é que elas sirvam de incentivo para que outras instituições também deem uma atenção especial à saúde da mulher”, explicou a 2º secretária, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO).

Neste ano, foram premiadas as seguintes instituições:
• Hospital da Mulher (MA);
• Maternidade Santa Luíza de Marillac (CE);
• Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (PA);
• Banco de Leite Humano Santa Ágata (RO); e
• Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz (PR).

A diretora-geral do Hospital da Mulher, Natália Mandarino, destacou que a instituição municipal realiza hoje um trabalho de alta complexidade, sendo referência em neurocirurgia e em saúde da mulher. Por mês, são atendidas 3 mil mulheres em nível ambulatorial e realizadas 500 cirurgias. “A mulher tem tanto o atendimento em nível ambulatorial quanto em nível cirúrgico e de internação”, observou.

Já o Banco de Leite Humano Santa Ágata realiza todo um trabalho de apoio à amamentação, como explicou a coordenadora da entidade estadual, Edilene Macedo Cordeiro. “Considerando o binômio mãe e filho, é importante que a mulher esteja bem, segura e feliz, para que a amamentação ocorra de forma adequada.”

Dr. Pinotti
Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e político José Aristodemo Pinotti, falecido em 2009.

Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, Dr. Pinotti teve mais de 1,3 mil publicações, entre livros científicos e artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal por três mandatos e dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina.

Presente à solenidade, a filha de Pinotti, Marianne Pinotti, disse que a vida de médico do pai esteve misturada à política e que ele sempre se pautou pela atenção à saúde da mulher. “Tratar a saúde da mulher de forma integral, e não só o seu útero ou sua mama, esse é o recado do meu pai”, afirmou.

A premiação acontece sempre no mês de maio, na semana do dia 28, quando se comemora o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Da Redação - NN

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.