Saúde

“Baleia Azul” é tema de audiência na Comissão de Segurança nesta tarde

23/05/2017 - 09:49  

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado discute, nesta terça-feira (23), as consequências da proliferação, nas redes sociais, de grupos de jovens com o tema “Baleia Azul”.

A formação desses grupos tem sido associada a supostos incentivos a situações de risco entre adolescentes. Segundo a ONG SaferNet Brasil, uma das entidades que acompanha o assunto, a repercussão na mídia causa preocupação entre pais e na sociedade.

“Em vários estados do país, a Polícia Civil tem investigado suspeitas de aliciamento de adolescentes para participar desse tipo de grupo”, afirma Moses Rodrigues (PMDB-CE), que, junto com Eliziane Gama (PPS-MA), Keiko Ota (PSB-SP) e Givaldo Carimbão (PHS-AL), pediu o novo debate.

No último dia 16, representantes do Google e do Facebook ouvidos na Câmara garantiram que as empresas contam com ferramentas para evitar a divulgação de conteúdos perigosos no Facebook ou no YouTube.

Keiko Ota ressalta que, em artigo publicado no jornal Estadão, o advogado criminalista Luiz Augusto Filizzola D’Urso disse que esses grupos são contrários ao ordenamento jurídico nacional e que a conduta dos responsáveis é criminosa. D’Urso é um dos convidados da audiência pública.

Também foram convidados para discutir o assunto:
- o presidente da Comissão de Crimes Eletrônicos da OAB/MG, Luís Felipe Silva Freire;
- o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Raimundo Antônio Palmeira de Araújo;
- a delegada-chefe-adjunta da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente do Distrito Federal, Patrícia Simone Bonzolan;
- o advogado criminalista da OAB/SP, Luiz Augusto Filizzola D'Urso; e
- o professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília Marcelo da Silva Araújo Tavares.

A audiência será realizada a partir das 16h30, no plenário 8.

A reunião poderá ser acompanhada ao vivo pela WebCâmara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.