Saúde

Comissão debate inovação tecnológica na saúde brasileira

25/04/2017 - 09:20  

A Comissão Especial sobre o processo de inovação e incorporação tecnológica no complexo produtivo da saúde debate hoje com as associações da indústria da saúde, a realidade da inovação tecnológica. O debate foi sugerido pelo deputado Hiran Gonçalvas (PP-RR).

O parlamentar destaca que boa parte das inovações tecnológicas em saúde surge no chamado complexo industrial da saúde, que consiste no conjunto de setores que desenvolvem atividades produtivas nesta área, com atividades de pesquisa, inovação, produção e comercialização de insumos, serviços, conhecimentos e tecnologia.

“A indústria brasileira responde por mais da metade do mercado interno total de insumos e equipamentos para uso médico, porém uma parcela relevante do mercado ainda depende de importações”, acrescenta o parlamentar. Tal dependência, continua, está relacionada ao nível de complexidade tecnológica nacional, ainda insuficiente, o que denota uma necessidade de investimentos e incentivos.

Foram convidados:
- o diretor Presidente da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa;
- - o diretor institucional da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios, Marcio Bósio; e
- o presidente Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde, Carlos Alberto Goulart.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 15.

Da Redação - RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.