Saúde

Comissão debate apoio às famílias com crianças com microcefalia

06/12/2016 - 09:40  

Os aspectos relacionados à microcefalia e o surto de zika no Brasil, além das políticas públicas sobre o tema, serão debatidos hoje pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Autor do pedido para a realização da audiênca, o deputado Diego Garcia (PHS-PR) diz que, apesar do aumento de casos de microcefalia no Brasil, ainda é incerta a relação clara entre a doença e o vírus zika.

“Só será possível garantir esse percentual de ocorrências ao reproduzir a infecção em laboratório. Dos quase 1500 casos confirmados de microcefalia, apenas 208 tiveram confirmação para zika”, informou.

Ao mesmo tempo, de acordo com Garcia, há no País “um ativismo judicial, com caráter eugênico”, solicitando o aborto preventivo das crianças cujas mães tenham tido contaminação de zika, com ou sem diagnóstico de microcefalia.

“Assim, é muito importante termos mais informações sobre pesquisas populacionais, sobre o combate ao zika e o apoio às famílias com microcefalia, além dos aspectos jurídicos associados ao pedido de aborto das crianças, que poderiam, no futuro, ter microcefalia”, justificou.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o presidente da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro, Paulo Silveira Martins Leão Junior;
- o presidente da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, Hermes Rodrigues Nery;
- a presidente do Movimento Brasil Sem Aborto, Lenise Garcia; e
- - o professor de Bioética do Instituto São Boaventura, Paulo Jacobina..

O debate está marcado para as 16 horas, no plenário 13. 

Da Redação - RN

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.