Saúde

Debatedora pede acesso rápido a exames para pacientes com esclerose múltipla

23/11/2016 - 20:23  

Luis Macedo/Câmara
Audiência pública o diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla no Brasil. Advogada da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), Sumaya Caldas Afif
Sumaya Afif sugeriu prazo de 30 dias para acesso a ressonância magnética

A sugestão de um projeto de lei que garanta ao paciente diagnosticado com esclerose múltipla o acesso, em 30 dias, ao exame de ressonância magnética na rede pública foi um dos destaques da audiência da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência que discutiu o diagnóstico e o tratamento da doença no Brasil.

A proposta foi defendida pela advogada da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, Sumaya Caldas Afif. Ela destacou a importância para o paciente de um diagnóstico precoce. "Quanto mais cedo a gente tiver a confirmação diagnóstica, mais cedo o paciente vai começar o tratamento e menos sequelas vai ter. Portanto, menos incapacitado, melhor produzindo, vai continuar no mercado de trabalho."

Reabilitação dos pacientes
A pesquisadora Ana Maria Canzonieri, da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, disse que a manutenção da qualidade de vida do paciente está intimamente ligada à reabilitação. Ela lembrou que a doença degenerativa atinge, principalmente, pessoas de 20 a 40 anos e que, no mundo, 2,3 milhões de pessoas são acometidas.

Entre os sintomas da esclerose múltipla estão fadiga, depressão e fraqueza muscular. Ana Maria ressaltou que, além de dar melhores condições ao paciente, a reabilitação acarreta menos custos para seguradoras e Estado em questões de invalidez.

A presidente da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional, Solange Canavarro, lembrou que a doença é grave e a rede pública não tem profissionais especializados para atender toda a demanda.

Esforço conjunto
O presidente da comissão e autor do requerimento para a audiência, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), observou que associações representantes de pacientes acometidos de várias doenças que levam à incapacitação têm pedidos específicos. Ele fez um apelo para a união de todos no esforço de fortalecer os centros de reabilitação já existentes no País.

Luis Macedo/Câmara
Audiência pública o diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla no Brasil. Dep. Eduardo Barbosa (PSDB-MG)
Eduardo Barbosa pediu fortalecimento dos centros de reabilitação

"Eu chamo todos os movimentos e associações. Temos que nos somar com as diversas organizações para ampliar os centros de especialização já com o desenho da política do Ministério da Saúde, porque não adianta pensar em outros centros que não sejam atrelados a uma política que já tem um desenho definido e que já está acontecendo. Não é o número de centros necessários, porque eles ainda estão muito aquém da necessidade", disse Barbosa.

A sugestão do deputado foi bem recebida pelo representante da Academia Brasileira de Neurologia Carlos Bernardo Tauil. Ele acrescentou que os centros deveriam ser montados nos hospitais-escolas, a exemplo do Hospital das Clínicas de São Paulo, que faz atendimento em várias áreas do estado.

Segundo a representante do Ministério da Saúde Clarice Petramale, a pasta está aberta tanto para o diálogo como também para alterações no protocolo de aquisição de medicamentos para a rede pública. Ela ressaltou que a esclerose múltipla está em evolução, assim como as técnicas de diagnóstico e tratamento e, por isso, o ministério está atento ao desenvolvimento científico e tecnológico na área.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.