Saúde

Comissão de Seguridade debate uso de fármacos experimentais

08/11/2016 - 08:13  

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realiza hoje uma audiência pública para discutir quatro objetivos do plano de trabalho da subcomissão especial que trata do uso de fármacos experimentais.

Os objetivos em debate serão os seguintes:
- reunir pesquisadores para discutir dificuldades e obstáculos enfrentados, os objetivos perseguidos e os resultados obtidos nas pesquisas científicas relacionadas aos medicamentos inovadores e novas vacinas.
- detectar as externalidades que influem, ou que advém do sistema de produção e comercialização dos medicamentos, não controladas de forma satisfatória pelo próprio mercado.
- explorar os temas que envolvem o desenvolvimento e o uso de fármacos em fase experimental no enfrentamento às patologias graves ou raras.
- estudar os aspectos relacionados à pesquisa científica e à descoberta de drogas inovadoras, além do desenvolvimento de novas produtos medicamentosos, os obstáculos existentes e as possíveis soluções, entre outros fatores.

Foram convidados:
- o professor de Medicina da PUC-PR Salmo Raskin;
- o professor de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Elias Kalil Filho;
- o professor da USP e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fernando de Queiroz Cunha;
- o professor de Medicina da USP e diretor-geral do Instituto do Câncer de São Paulo, Paulo Hoff.

A audiência foi requerida pelos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Leandre (PV-PR), Carmen Zanotto (PPS-SC), Eduardo Barbosa (PSDB-MG), Adelmo Carneiro Leão (PT/MG) e Dulce Miranda (PMDB-TO).

O debate ocorrerá no plenário 7, a partir das 9h30.

Da Redação - AP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.