Saúde

Deputados pedem mudanças na área de saúde e na carreira médica

17/10/2016 - 19:35  

Antonio Augusto / Câmara dos Deputados
Sessão em homenagem ao Dia do Médico
Médicos participaram da sessão solene no Plenário da Câmara

Durante sessão solene em homenagem ao Dia do Médico (18 de outubro), deputados criticaram o atual sistema de saúde e pediram mudanças em vários setores.

Autor do requerimento para a homenagem, Izalci (PSDB-DF) defendeu a criação de carreira de Estado para esses profissionais e criticou o programa Mais Médicos.

Segundo ele, o programa “financia a ditadura cubana". O deputado criticou ainda o atendimento, pela rede pública, à população do Distrito Federal

Hiran Gonçalves (PR-RR), que é oftalmologista, apontou a necessidade de debater o Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS não é igual para todos, não dá para fazer medicina como está previsto na Constituição, o dinheiro não é suficiente.”

O deputado criticou proposta de formação de peritos em áreas da saúde, como fisioterapia, terapia ocupacional e psicologia, que, segundo ele, são privativas de médicos.  

Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que os médicos se submetem a condições de trabalho estressantes e enfrentam precariedades, como falta de material. “Esses profissionais se dedicam anos na faculdade, fazem residência, em alguns casos trabalham em jornada dupla para compensar os baixos salários, e ainda assim se devotam integralmente aos seus pacientes”, elogiou

Reportagem - João Vitor Silva
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.