Saúde

Biotecnologia para combater Aedes aegypti será debatida no dia 25

05/10/2016 - 18:49  

Foi transferido para o dia 25 o debate da Comissão de Seguridade Social e Família sobre a utilização de biotecnologia para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

O deputado Adail Carneiro (PP-CE), que solicitou a audiência pública, lembrou que têm sido divulgadas informações sobre métodos de biotecnologia destinados a controlar a população do Aedes, entre os quais destaca-se a utilização de mosquitos geneticamente modificados (“transgênicos”) e da bactéria Wolbachia.

"Com relação aos mosquitos transgênicos, há relatos de que foram liberados em junho de 2013 em um bairro da cidade de Jacobina (BA). Segundo a empresa responsável, a Moscamed, a diminuição da população do mosquito transmissor teria sido de 92%. Contudo, isso atendeu a menos de 3% da cidade, de modo que não seria esperado um impacto significativo nos casos totais de dengue", afirmou Carneiro.

Fiocruz

A respeito da bactéria Wolbachia, o deputado ressaltou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está inoculando mosquitos no Rio de Janeiro com o objetivo de incapacitar o Aedes aegypti a transmitir doenças tropicais. "Nessa proposta não ocorre alteração genética do mosquito. Sua diferença com relação ao mosquito transgênico é que este precisa ser constantemente reposto no meio ambiente, pois não gera prole transgênica; enquanto que a Wolbachia possui capacidade de transmissão vertical da bactéria aos descendentes dos mosquitos. A hipótese, então, é a de que, uma vez introduzida no meio ambiente, a Wolbachia se sustente sem necessidade de reposição da bactéria."

Foram convidados:

- representante do Ministério da Saúde;

- representante do Ministério do Meio Ambiente; 

- o presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Gadelha;

- o presidente da Biofábrica Moscamed Brasil, Jair Fernandes Virginio;

- o presidente da Oxitec do Brasil Tecnologia de Insetos Ltda, Glen Slade.

O requerimento para a audiência foi subscrito também pelos deputados Marx Beltrão (PMDB-AL) e Marcus Pestana

O encontro será realizado às 9h30, em plenário a ser definido.

Da Redação- SC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.