Saúde

Incidência da Aids entre as pessoas com deficiência será debatida em audiência

24/08/2016 - 09:31  

A incidência da Aids entre as pessoas com deficiência será tema de debate na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24).

A audiência pública será realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF) e subscrito pelas deputadas Carmen Zanotto (PPS-SC) e Zenaide Maia (PR-RN).

Segundo Erika Kokay, é necessário realizar estudos e pesquisas de natureza quantitativa; adotar políticas públicas de prevenção, educação, divulgação e tratamento; aperfeiçoar os sistemas de coleta de dados; adequar os serviços de saúde para que tenham as condições de acessibilidade; produzir material educativo com conteúdo significativo para cada tipo de deficiência; e capacitar os profissionais de saúde, dentre outras ações.

“No Distrito Federal, o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou a formação dos servidores da unidade na Língua Brasileira de Sinais, com o atendimento aos surdos por diversos anos. Ocorre que, após o remanejamento de duas servidoras, o serviço foi suspenso há mais de cinco meses”, lamentou Erika Kokay. Para ela, essa situação retrata que a política pública ainda não é efetiva.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- a diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Adele Schwartz Benzaken;
- a secretária nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Rosinha da Adefal;
- o ativista e escritor Alberto Simões Volpe;
- a representante do Movimento Nacional das Cidadãs Positivas, Maria Aparecida Lemos;
- a diretora executiva do Cedaps - Projeto Caminhos da Inclusão: Sexualidade, Aids e Deficiências, Katia Edmundo; e
- a representante da Rede de Jovens de São Paulo, Stefany Dias da Silva.

A reunião está marcada para 15 horas, no plenário 13.

Da Redação - MT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.