Saúde

Proposta institui o Dia Nacional da Conscientização sobre Doenças Reumáticas

05/05/2015 - 16:20  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Workshop sobre o Plano Nacional de Energias Renováveis. Dep. Felipe Bornier (PROS-RJ)
Felipe Bornier: o dia 15 de setembro foi sugerido por instituições como a Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos e a Sociedade Brasileira de Reumatologia

A Câmara analisa o Projeto de Lei (PL 8202/14), do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), projeto que institui o dia 15 de setembro como o Dia Nacional da Conscientização sobre as Doenças Reumáticas.

Atualmente o Ministério da Saúde estabelece o dia 30 de outubro como Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo.

De acordo com Bornier, essa data não permite a necessária divulgação do tema, uma vez que outubro concentra um grande número de datas comemorativas relacionadas a outras questões de saúde (como o Outubro Rosa).

“O dia 15 de setembro, sugerido por instituições como a Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos (Anapar) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), vai permitir maior visibilidade das doenças reumáticas, com o objetivo de conscientizar a população a procurar precocemente profissionais especialistas, sempre que necessário”, defendeu o parlamentar.

O deputado acrescenta ainda que o termo “reumatismo” não se mostra adequado, pois possui uma conotação de doença ligada à idade que faz com que pessoas jovens se sintam livres de desordens reumatológicas.

OMS
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) mostram que as doenças reumáticas atingem 10% da população mundial e cerca de 20 milhões de brasileiros, com manifestações em pessoas de qualquer idade.

Tramitação
O texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8202/2014

Íntegra da proposta

Mais conteúdo sobre