Saúde

Em ato na Câmara, profissionais alertam para prevenção de doenças renais

Evento foi realizado para lembrar o Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 10 de março

09/03/2016 - 21:02  

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (9), um ato pela conscientização das doenças do rim. O evento, feito na véspera do Dia Mundial do Rim, foi organizado em parceria com a Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (FENAPAR), da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT).

Sintomas
As doenças renais são silenciosas e os sintomas são sutis. Dificuldade para crescer e ganhar peso, anemia que não responde ao tratamento e alterações no volume urinário e na pressão arterial são alguns possíveis sinais de doença renal crônica.

Na opinião do presidente da FENAPAR, Renato Padilha, o ideal é começar os cuidados desde a infância: "Se você é um descendente de diabético ou de uma família que tem pressão alta, já é um indício para começar a acompanhar a criança desde o pré-natal para que ela não desenvolva obesidade, para que ela faça exercício físico, tenha cuidado com a alimentação. Os cuidados lá no pré-natal vão possibilitar uma boa prevenção para que a criança não desenvolva a patologia".

O vice-presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de Órgãos, deputado Vinícius Carvalho (PRB-SP), também participou do ato: "O que temos visto é que muitas vezes a pessoa que chega ao estado de ter que fazer hemodiálise é porque nunca fez a prevenção, e quando aparece o problema, já é irreversível”. O deputado elogiou o trabalho de conscientização da população, mostrando que grande parte dela tem a predisposição genética para desenvolver doenças nos rins. “Cabe aí o alerta: faça os exames periódicos preventivos".

Vinícius Carvalho também encorajou entidades e profissionais da área a levarem demandas e propostas do setor para serem discutidas na Frente Parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de Órgãos.

Reportagem - Ana Gabriela Braz
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.