Saúde

Frente parlamentar promove ato em apoio a campanha de prevenção do câncer

03/02/2016 - 20:04  

Agência Senado
Ação do Dia Mundial do Câncer
Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer formou um laço rosa humano em frente ao Congresso

Nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, é Dia Mundial do Câncer. Para marcar a data, um laço rosa humano foi formado nesta quarta (3) em frente ao Congresso Nacional. O ato, promovido pela Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, contou com a participação de voluntários, pacientes e autoridades, que vestiram rosa e participaram da mobilização.

Com o tema "Nós Podemos, eu Posso", a campanha deste ano tem como objetivo sensibilizar a população de que cada pessoa, individualmente, pode tomar ações simples que contribuam para a redução das mortes por câncer.

De acordo com a coordenadora da frente, deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), a formação do laço foi uma oportunidade de unir comunidade e governo para estimular o debate e apontar iniciativas de combate à doença.

"Quando a gente diz ‘eu posso’, tem um significado muito importante, porque alguns tipos de câncer se pode evitar, em especial, os causados pelo tabagismo. Então, individualmente, também temos a responsabilidade de atuar para reduzir esse índice de câncer no País e no mundo", disse a deputada.

Diagnóstico
Para a parlamentar, um dos fatores que tem contribuído para o crescente número de mortes por câncer é o diagnóstico tardio. A legislação brasileira garante o início do tratamento, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em até 60 dias após a descoberta da doença (Lei 12.732/12).

A presidente da Associação de Mulheres Masectomizadas de Brasília, Joana Jeker, curada de um câncer de mama, conta a importância do diagnóstico precoce. "Eu tive câncer de mama aos 30 anos e fui tratada pelo Sistema Único de Saúde. Durante o banho, eu tinha o hábito de fazer o autoexame e, quando eu senti um nódulo, eu soube que era câncer e procurei os médicos. Iniciei o tratamento cerca de um mês e pouco depois do diagnóstico", afirmou.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima em quase 600 mil os novos casos de câncer para 2016. Os principais tipos, por ordem de incidência, serão os de pele não melanoma, o de próstata e o de mama.

A mobilização em prol do Dia Mundial do Câncer foi promovida em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e a Associação Recomeçar.

Quem quiser opinar sobre de que forma "nós podemos" ou "eu posso" agir para combater o câncer, poderá deixar sua contribuição em um painel que ficará disponível até quinta-feira no Salão Azul do Senado. A ideia é incentivar a reflexão e reforçar o compromisso de todos com a questão.

Reportagem – Lianna Cosme
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.