Saúde

Comissão obriga imunização de trabalhador exposto a doenças infectocontagiosas

Relator instituiu o encaminhamento do profissional contratado ao posto de saúde para vacinação após o exame admissional e retirou do texto a adoção de incentivos ao trabalhador que se vacinar

29/01/2016 - 17:53  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o Projeto de Lei 4137/12, do Senado, que torna obrigatória a promoção de ações para imunizar os trabalhadores expostos a risco de doenças infectocontagiosas em seu ambiente de trabalho ou em decorrência dele. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5452/43).

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Deputados L - O - Laercio Oliveira
Laércio Oliveira retirou incentivo ao trabalhador que se vacinar porque poderia causar insegurança ao empregador

A comissão aacatou duas alterações propostas pelo relator, deputado Laércio Oliveira (SD-SE).

A primeira determina que, nos exames admissionais, os trabalhadores sejam encaminhados a um posto de saúde para imunização contra as doenças relativas à sua atividade profissional.

A segunda alteração foi a eliminação de incentivos ao trabalhador imunizado, previstos na proposta original. Para o relator, esse dispositivo iria causar insegurança ao empregador. 

"Entendemos que este dispositivo deixa em aberto qual tipo de incentivo deverá ser concedido e por quem será", explicou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – João Vitor
Edição - Adriana Resende

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4137/2012

Íntegra da proposta