Saúde

Conselho Nacional de Ética em Pesquisa pede pressa na análise da fosfoetanolamina

12/11/2015 - 11:23  

Assista ao vivo

O coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, pediu pressa no processo de pesquisa e análise da substância fosfoetanolamina, desenvolvida a partir do trabalho de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), mas não liberada para comercialização.

Venâncio participa de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados a respeito do produto, que vem sendo usado no tratamento de câncer.

“O tempo de tramitação para autorizar uma pesquisa é 40 dias. Essa pesquisa tem que ser feita o mais rápido possível, antes tarde do que nunca. As normas burocráticas têm que estar submetidas à solidariedade humana”, disse.

Nos primeiros momentos da audiência pública, o chefe do Laboratório de Imunologia do Instituto Butantan, Durvanei Augusto Maria, e o pesquisador Gilberto Orivaldo Chierice, que desenvolveu o produto, defenderam que a fosfoetanolamina não é tóxica e é eficaz contra o câncer.

Já o médico Sandro Martins, oncologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB), disse que a fosfoetanolamina é uma substância promissora no que diz respeito ao tratamento do câncer, mas alertou que a droga ainda precisa passar por ensaios clínicos para determinar se é segura para uso humano.

Registro da Anvisa

Meiruze Souza Freitas, superintendente de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), explicou aos deputados as exigências legais para que um determinado produto seja liberado. “Nós regulamentamos as pesquisas clínicas para garantir a segurança e a validade dos dados. Avaliamos a qualidade dos medicamentos experimentais e inspecionamos os centros de pesquisa para verificar as boas práticas. Para que seja autorizado o registro, tem que estar garantidos a qualidade, eficácia e segurança, inclusive com testes bem sucedidos em humanos, o que não houve”, disse.

A audiência continua no plenário 7.

Mais informações a seguir

Reportagem - Antonio Vital
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.