Saúde

Seminário abre as atividades do Outubro Rosa no Congresso Nacional

30/09/2015 - 12:07  

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove hoje um seminário para discutir os principais tipos de câncer entre as mulheres. O evento tem o apoio da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.

O seminário marca a abertura das atividades do Outubro Rosa no Congresso Nacional, um movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Entre os temas a serem discutidos estão o cenário do câncer na mulher no Brasil; os dados sobre a realidade do câncer de mama; os desafios da detecção precoce dos cânceres de mama, de pulmão, ginecológicos e de intestino; e as questões prioritárias enfrentadas pelas pacientes para se garantir qualidade de vida durante o tratamento.

Foram convidados para o seminário a gerente da Divisão de Detecção Precoce e Organização de Rede do Instituto Nacional de Câncer, Maria Beatriz Kneipp Dias; a presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mulher (Femama), Maira Caleffi; a presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz; além de um representante do Ministério da Saúde e de especialistas na doença.

O evento acontecerá no Auditório Nereu Ramos, a partir das 14 horas.

Outubro rosa
Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama. Nesse mês, várias entidades de saúde, do governo, entre outras, se mobilizam e fazem campanhas para conscientizar as mulheres e as famílias sobre a gravidade da doença, os meios para prevenir e suas consequências.
O movimento iniciou-se na década de 1990, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mulher.

Da Redação - MB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.