Saúde

Congresso é iluminado de vermelho para lembrar Dia da Cardiopatia Congênita

12/06/2015 - 20:46  

Pierre Triboli
Congresso é iluminado de vermelho no Dia da Cardiopatia Congênita
Iluminação do Congresso Nacional busca alertar a população sobre a doença

O Congresso Nacional está iluminado na cor vermelha, na noite desta sexta-feira (12), por ocasião do Dia Mundial da Cardiopatia Congênita. A ideia é chamar a atenção para essa doença, que atinge cerca de dez a cada mil crianças nascidas no Brasil.

A cardiopatia congênita é uma anormalidade na estrutura e na função do coração, presente antes mesmo do nascimento. A doença afeta anualmente 130 milhões de recém-nascidos no mundo. Segundo dados da Associação Americana do Coração, é o defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbito relacionadas a malformações congênitas.

No Brasil, estimativa apresentada no último Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular aponta para o nascimento de 21 mil crianças cardiopatas por ano.

A cardiopatia congênita é a terceira causa de mortalidade infantil no período neonatal (até 28 dias). Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCC) aponta que 35% das crianças que precisam de atendimento especializado morrem na fila de espera por cirurgias.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.