Saúde

CPI começa a ouvir médicos sobre denúncia de máfia de próteses

19/05/2015 - 14:35  

Assista ao vivo

Começou há pouco reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia das Órteses e Próteses para ouvir os médicos Henrique Cruz e Marcelo Paiva Paes de Oliveira; e os desembargadores João Barcelos de Souza Júnior e Ney Wiedemann Neto, ambos do do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

A CPI investiga possível superfaturamento de próteses e de prescrição de cirurgias desnecessárias em pacientes para receber comissão de fabricantes.

Segundo reportagem exibida em janeiro pelo programa Fantástico, da Rede Globo, eram realizadas cirurgias, muitas vezes sem necessidade, apenas para obrigar os pacientes a comprar próteses vendidas por empresas que pagam propinas a médicos. Esses profissionais receberiam entre 15% e 50% do valor dos produtos. A fraude estaria ocorrendo em cinco estados.

Defesa
O ortopedista Henrique Cruz nega ter autorizado orçamentos para cirurgias desnecessárias. Em entrevista ao Jornal Hoje, também da Rede Globo, o cirurgião disse ter sido vítima de esquema de fraude de assinaturas conduzido pelo médico Fernando Sanchis, também denunciado por reportagem do Fantástico.

Por sua vez, o médico Marcelo de Oliveira alega ter sido vítima do esquema ao submeter-se a uma cirurgia de coluna ao custo de R$ 208 mil, somente para despesa com parafusos.

Marco regulatório
Os desembargadores João Barcelos de Souza Júnior e Ney Wiedemann Neto vão contribuir no debate com dados técnicos para a investigação do colegiado. Conforme Wiedemann, a ideia é que os depoimentos colhidos pela CPI subsidiem ações penais contra as “organizações criminosas”. Ele acrescentou que o trabalho dos parlamentares pode contribuir para elaboração de marco regulatório para as próteses e órteses.

A audiência atende a requerimentos do presidente e do relator da CPI, respectivamente, deputados Geraldo Resende (PMDB-MS) e André Fufuca (PEN-MA), além do deputado Dr. João (PR-RJ), integrante do colegiado. 

A reunião ocorre no plenário 8.

Mais informações a seguir

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.