Saúde

Seguridade aprova criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose

20/04/2015 - 19:10  

Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados
Geraldo Resende
Geraldo Resende: a endometriose merece atenção por parte de médicos clínicos gerais e de ginecologistas.

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (15) a criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose (8 de maio). A medida está prevista no Projeto de Lei 6215/13, do deputado licenciado Roberto de Lucena (PV-SP).

A endometriose é definida como a presença, fora do útero, de tecido semelhante ao endométrio, causando uma reação crônica e inflamatória, e está associada à dor, subfertilidade e perda de qualidade de vida. A condição é encontrada principalmente em mulheres em idade reprodutiva, de todos os grupos étnicos e sociais.

Relator na comissão, o deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) defendeu a aprovação do projeto. Ele disse que a endometriose merece atenção tanto por parte de médicos clínicos gerais como de ginecologistas, cujo objetivo específico é cuidar da saúde e da qualidade de vida das mulheres.

O deputado lembra que a doença é responsável por 40% dos casos de infertilidade no País, mas apenas 1/3 das brasileiras associa a dificuldade de engravidar à endometriose, segundo a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e será ainda examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta