Saúde

Proposta permite comércio de pele artificial

08/08/2014 - 08:45  

A Câmara dos Deputados analisa proposta que permite o comércio de pele artificial para fins de pesquisa, transplante ou tratamentos em geral. A medida está prevista no Projeto de Lei 6662/13, do ex-deputado Antônio Roberto.

Dep. Antonio Roberto 283x173
Para Roberto, a pele artificial evita o sacrifício de animais ao ser usada em testes de novos cosméticos.

Hoje, de acordo com a Lei 9.434/97, a compra ou venda de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano são puníveis com reclusão de três a oito anos, além de multa. A proposta exclui o comércio de pele desenvolvida in vitro desse grupo.

“A lei foi editada em um contexto em que muitos avanços científicos e tecnológicos hoje alcançados eram impensáveis. Citem-se, entre eles, a pele artificial, desenvolvida a partir de material genético humano ou animal, que restitui esperança a vítimas de queimaduras, a pessoas acometidas por câncer ou que perderam o tecido epitelial por razões as mais diversas”, argumentou o deputado.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário da Câmara.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6662/2013

Íntegra da proposta