Saúde

Teste de glicemia poderá ser obrigatório em atendimentos de emergência

10/07/2014 - 11:07  

O Projeto de Lei 6769/13, em análise na Câmara dos Deputados, torna obrigatória a realização do teste de glicemia capilar nos atendimentos de emergência dos hospitais, prontos-socorros, unidades básicas de saúde, da rede pública e privada do País.

O teste de glicemia é essencial para saber se os níveis de açúcar no sangue estão controlados. Por meio de uma pequena amostra de sangue, extraído do dedo da mão do paciente, e analisada em um aparelho de medição, é possível diagnosticar a diabetes.

benedita 09102013
Benedita: apesar das campanhas educativas do Ministério da Saúde é importante que o teste seja obrigatório.

No texto, a autora da proposta, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), esclarece que o teste deve ser feito junto com os procedimentos médicos iniciais em todo paciente que der entrada ou se registre nas unidades de atendimento a saúde.

Para Benedita da Silva, a falta de informação é responsável por muitas mortes que poderiam ser evitadas. "A diabetes é um doença silenciosa. Muitas pessoas já morreram por não terem recebido o tratamento adequado e por não saberem realmente que são diabéticas. Por falta desse simples teste, nós temos diagnósticos altamente equivocados e quem têm provocado óbitos.”

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), apontam que o número de diabéticos em todo o mundo chega perto de 370 milhões de pessoas. O Brasil ocupa o 4º lugar entre os países que apresentam elevados casos da doença.

Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 6754/13. Os dois textos estão sujeitos à análise conclusiva das comissões de Seguridade Social e Família; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação – ND
Colaboração - Lidyane Barros

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta