Saúde

Câmara libera produção e venda de inibidores de apetite

Medicamentos para emagrecer à base de anfetaminas foram proibidos pela Anvisa em 2011. Proposta aprovada hoje seguirá para o Senado.

19/11/2013 - 17:39   •   Atualizado em 19/11/2013 - 18:19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou há pouco, em caráter conclusivo, proposta que libera a produção e a venda de inibidores de apetite (anorexígenos): anfepramona, femproporex e mazindol. Esses medicamentos foram retirados do mercado em outubro de 2011 por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Foi aprovado o Projeto de Lei 2431/11, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), com emendas. O relator na CCJ, deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), votou pela constitucionalidade da proposta e acolheu as emendas aprovadas pela Comissão de Seguridade Social e Família. “Entendo que, em vez de proibir a Anvisa de vetar a produção e comercialização dos anorexígenos enumerados, como previa o projeto original, a solução mais certa é autorizar diretamente, por meio de projeto de lei, a produção, comercialização e consumo, sob prescrição médica, desses medicamentos”, explicou o relator, ao defender as alterações apresentadas pela comissão anterior.

A matéria seguirá agora para análise do Senado, a menos que haja recurso para que, antes, seja analisada pelo Plenário da Câmara.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2431/2011

Íntegra da proposta