Saúde

Câmara promove hoje seminário sobre obesidade infantil

Um terço das crianças de 5 a 9 anos está acima do peso. O resultado é que tanto crianças como adolescentes já apresentam doenças típicas de adultos, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

22/10/2013 - 09:03  

A Comissão de Seguridade Social e Família discute, nesta tarde, as causas e as soluções para o problema da obesidade infantil. O seminário vai reunir profissionais médicos, nutricionistas e psicólogos no auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 14 horas.

Os especialistas vão avaliar as políticas públicas para o enfrentamento da obesidade infantil no Brasil, a influência da propaganda dirigida às crianças e o papel da alimentação no aumento de peso e a importância da psicologia no tratamento do problema. Os deputados também vão conhecer a experiência dos Estados Unidos no combate à obesidade infantil.

Confira a programação completa.

Saúde pública
O idealizador do evento, deputado Alexandre Roso (PSB-RS), advertiu que metade da população brasileira hoje está acima do peso. "A obesidade infantil já é um problema de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem já há alguns anos alertado para a incidência de obesidade na infância."

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/141e05b64d8.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/141e05b64d8.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça entrevista com Alexandre Roso.

Roso alertou que uma criança obesa tem 50% de chances de se tornar um adulto obeso, além de ficar sujeitas a doenças vasculares.

Números
Quase metade da população brasileira (49%) com 20 anos ou mais está com excesso de peso e cerca de 10% da população pode ser considerada obesa. Entre crianças de 5 a 9 anos, um terço está acima do peso. O resultado é que tanto crianças como adolescentes já apresentam doenças típicas de adultos, como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.

O excesso de peso, ao longo do tempo, é fator para diversas doenças crônicas e degenerativas, como angina, infarto e acidentes vasculares cerebrais.

Estima-se que a taxa de mortalidade entre os obesos de 25 a 40 anos é 12 vezes maior que a de indivíduos de peso adequado.

Conheça algumas propostas, em análise na Câmara, que visam combater a obesidade.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.