Saúde

Parlamentares criticam texto aprovado

01/10/2013 - 19:39  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Apreciação do relatório da Comissão Mista sobre a MP 621/13, que trata da instituição do Programa Mais Médicos e dá outras providências. Dep. Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Caiado: cidadão dos rincões distantes terão que ficar sob a tutela de um médico desqualificado.

O líder do Democratas, deputado Ronaldo Caiado (GO), criticou a medida provisória. Ele questiona a contratação de médicos estrangeiros sem que tenham que passar pelo exame de revalidação do diploma que comprove o conhecimento e a capacidade de atuação desses profissionais.

"Por que um médico que vai atender nos municípios que não têm médicos tem que ser um médico que não tem a capacitação e a qualificação? Por que o cidadão do setor rural e dos rincões distantes do Brasil têm que ficar sob a tutela de um médico desqualificado?”.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) classificou texto aprovado de "um absurdo". “Você está mexendo até em especialidade médica, quando nós temos certeza de que essa questão dos médicos estrangeiros só resolve um problema emergencial”, destacou. Na opinião do senador, o que vai resolver o problema do País é um plano de carreira para os médicos e a aprovação da proposta que destina 10% da receita corrente bruta da União para o financiamento público da saúde.

Reportagem – Renata Tôrres
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 621/2013

Íntegra da proposta