Saúde

Comissão aprova alerta em saleiros sobre riscos do consumo excessivo de sal

15/07/2013 - 15:50  

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, na quarta-feira (10), proposta que obriga bares, lanchonetes e restaurantes a colocarem nos saleiros mensagem alertando o público para o risco do consumo excessivo de sal. O texto da mensagem da advertência será definido por meio de regulamento da futura lei.

A regra valerá também nos casos de alimentos industrializados e para o próprio sal comercializado para consumo humano. As embalagens desses produtos deverão trazer mensagem de alerta, indicando também o teor de sódio presente – se alto, médio ou baixo. A exceção ficará por conta dos alimentos onde o sódio exista naturalmente.

Arquivo/ Alexandra Martins
Severino Ninho
Severino Ninho: brasileiro consome, em média, o dobro do sódio recomendado pela OMS.

As medidas estão previstas no substitutivo apresentado pelo relator, deputado Severino Ninho (PSB-PE), aos projetos de lei 3893/12, do deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG), e 4452/12, do deputado Jorginho Mello (PR-SC), que tramitam em conjunto e tratam do assunto. Assim como os autores, Severino Ninho alertou para os perigos do consumo excessivo de sal, relacionado a doenças como determinados tipos de câncer e hipertensão arterial.

“O consumo diário de sódio recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 2 gramas, ou seja, a quantidade contida em 6 gramas de sal de cozinha, cerca de uma colher de chá por dia”, informou. “Por outro lado, pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) revelou que, no Brasil, são ingeridos 4,5 gramas de sódio por dia, em função principalmente dos quase 12 gramas de sal ingeridos como tempero junto com a comida caseira”, continuou.

Ninho alertou ainda para o crescente consumo de alimentos industrializados pela população brasileira.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3893/2012

Íntegra da proposta