Saúde

Anvisa: pessoa com doença rara poderá ter acesso antecipado a medicamentos

27/02/2013 - 16:29  

O diretor-presidente da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, lembrou, há pouco, que o tratamento das doenças raras é difícil porque ainda não se sabe lidar com o problema. Ele afirmou também que o sistema de saúde lida com muitas demandas e às vezes não consegue acolher de forma adequada as pessoas que têm essas doenças.

A agência deverá adotar em breve uma norma para facilitar o uso compassivo de medicamentos: esse uso permite que pacientes possam utilizar os medicamentos para o tratamento de doenças raras antes da liberação definitiva do remédio pela Anvisa.

Outra norma da Anvisa, de 2007, prevê prioridade máxima para análise dos medicamentos destinados ao tratamento de doenças raras. O objetivo é dar mais agilidade no registro desses medicamentos.

“A Anvisa executa uma atividade difícil e complexa: regular”, disse. Segundo Barbano, existe uma demanda pelo registro de medicamentos - produtos para os quais a ciência ainda não desvendou sua eficácia e segurança. “Vemos as necessidades das pessoas para os tratamentos das doenças, mas temos que avaliar com muito critério cada produto”, explicou.
Esta é a terceira edição nacional do Dia Internacional das Doenças Raras. O seminário prossegue até as 18 horas, no auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.