Saúde

Ministério: consulta pública sobre política para doenças raras começa em março

27/02/2013 - 15:38  

Divulgação
Seminário Mundial de Doenças Raras

O coordenador-Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos, listou há pouco algumas das ações realizadas pelo órgão em benefício das pessoas com doenças raras. Passos representa o ministro da Saúde em seminário na Câmara.

O médico explicou que coordenou, em 2012, um grupo técnico responsável por elaborar uma política especifica para atendimento às pessoas com doenças raras. Segundo ele, o trabalho do grupo gerou dois documentos norteadores, que serão colocados para consulta pública já na próxima semana.

“Um deles gera uma portaria para que, verdadeiramente, seja implementada uma política pública não só para tratamento, mas uma linha de cuidados e atenção para com a família e os portadores das doenças raras", afirmou.

De acordo com Jose Passos, a política consistirá em estimular o diagnóstico precoce das doenças. Ela também traz, fundamentalmente, a linha de cuidados para com o paciente - não só o tratamento, mas a forma como devem ser acolhidos os doentes e familiares. Também pretende oferecer mais acesso ao diagnóstico com qualidade.

Esta é a terceira edição nacional do Dia Internacional das Doenças Raras. O seminário. organizado pelo PSB, prossegue até as 18 horas, no auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Renata Tôrres
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.