Saúde

ANS: tratamento de reprodução assistida pode elevar preço de planos de saúde

10/07/2012 - 16:32  

O especialista em Regulação de Saúde Suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Jorge Luis da Cunha Carvalho, afirmou há pouco que o alto custo é uma das dificuldades para obrigar os planos de saúde a oferecer cobertura para tratamento de reprodução assistida. “Cada inseminação artificial custa cerca de R $ 2 mil, e a fertilização in vitro pode sair por cerca de R$ 10 mil. O problema é que, muitas vezes, esses procedimentos precisam ser repetidos várias vezes”, disse.

Carvalho participa de audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família para discutir o acesso à reprodução assistida, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de casais com problema de infertilidade.

Ainda de acordo com o representante da ANS, caso os planos de saúde sejam obrigados a oferecer cobertura a esses tratamentos, o custo deverá ser dividido entre todos os conveniados.

Em 2005, o Ministério da Saúde instituiu a Política de Atenção Integral em Reprodução Humana Assistida, por meio da Portaria 426/GM, de março de 2005. Quatro meses depois, porém, a portaria foi suspensa para que fosse feita análise de impacto financeiro. Até hoje o texto não voltou a vigorar.

A reunião ocorre no Plenário 7.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.