Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Saúde > Projeto proíbe uso do termo chocolate em produtos com pouco cacau
10/06/2011 - 09h40

Projeto proíbe uso do termo chocolate em produtos com pouco cacau

Beto Oliveira
Geraldo Simões
Simões: substâncias que imitam  cacau enganam o consumidor.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 851/11, do deputado Geraldo Simões (PT-BA), que proíbe o uso dos termos “chocolate” e “chocolate branco” em rótulos de produtos que não contenham uma quantidade mínima de cacau em sua composição.

Chocolate, diz o texto, é o produto composto de pelo menos 25% de cacau. Para ser considerado chocolate branco, o índice mínimo deve ser 20%.

Segundo o autor, atualmente um grande número de produtos divulgados como chocolate contém apenas compostos químicos que tentam imitar o sabor do cacau. O deputado afirma que o consumo desses compostos químicos pode trazer inúmeros prejuízos ao consumidor, principalmente o nutricional.

“O chocolate é um alimento altamente energético e com conhecidas propriedades nutricionais. No entanto, ao consumir produtos com substâncias aromatizantes, o indivíduo pode ter a falsa percepção de que está se alimentando corretamente”, sustenta.

Alguns compostos químicos, acrescenta o deputado, são nocivos à saúde e têm os nomes disfarçados na embalagem, sem deixar claro suas fórmulas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Fabio Augusto dos Santos | 15/06/2011 - 07h05
Parabéns Atitude é o que o povo espera Desse tipo de gente que precisamos GENTE QUE PENSA NA GENTE
Jorge Amado Ribeiro Soares | 13/06/2011 - 10h44
Eu tenho visto embaixo da bandeirinha brasileira um leminha de pais rico e pais sem miseria, algo parecido...Estou com 58 anos, desempregado ha mais de uma decada. Projetei refinarias, sou bacharel, e agora sou morador de rua ha quatro anos. Sera que se esqueceram-me de incluir-me na riquezam, no trabalho, na cidadania plena. Obrigado.
Luiz Antonio Nogueira Quaccio | 10/06/2011 - 23h12
Excelente projeto, parabens.V.Excia.deve aproveitar e estender a outros produtos que só contem aromatizantes e corantes altamente cancerigenos, e são milhares nas prateleiras.
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal