Saúde

Comissão sobre consumo de bebidas alcoólicas será instalada às 14h30

27/04/2011 - 09:04  

Será instalada nesta tarde a comissão especial que vai analisar as causas e consequências do consumo abusivo de álcool no Brasil. Criada por sugestão do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), a comissão vai analisar as razões para o aumento do consumo de bebidas alcoólicas nos últimos cinco anos e poderá propor políticas públicas de prevenção e combate ao alcoolismo. Na reunião de instalação, marcada para as 14h30, serão eleitos o presidente e os vice-presidentes do colegiado.

A comissão terá 25 titulares e 25 suplentes, e Macris deverá ser o relator. Para ele, o alcoolismo é uma doença séria que precisa ser tratada. “O Estado dá muita atenção às drogas ilícitas, mas não atua de forma competente na questão do álcool.”

Macris ressalta que estatísticas do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), instituto vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, apontam que 40% dos adolescentes e 16% dos adultos que se conscientizam e procuram tratamento para se livrar do vício do álcool experimentaram a bebida antes dos 11 anos de idade. O deputado ressalta que, só no estado de São Paulo, 1 milhão de pessoas sofrem da doença do alcoolismo.

CPI
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, determinou a criação da comissão especial após rejeitar um pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Alcoolismo, também feito por Macris. Segundo Maia, não havia fato determinado para ser investigado por uma CPI.

A reunião de instalação da comissão especial ocorrerá no plenário 7.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.