Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Saúde > Projeto cria programa para tratar Síndrome do Respirador Bucal
09/02/2011 - 13h58

Projeto cria programa para tratar Síndrome do Respirador Bucal

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 8030/10, do ex-deputado Edmar Moreira, que institui o programa "Respire Bem" na rede pública de ensino, com o objetivo de identificar deficiências respiratórias em estudantes provocadas por mau posicionamento dos dentes e do maxilar. O problema, conhecido como síndrome do respirador bucal (hábito de respirar pela boca), afeta grande parcela da população infantil.

A proposta é que profissionais habilitados realizem exames anuais em crianças da pré-escola e do Ensino Fundamental no início de cada ano letivo. Além disso, as escolas públicas deverão promover ações educativas e preventivas, para esclarecer pais, alunos, professores, funcionários e profissionais da saúde e da educação sobre o assunto.

Ação preventiva
O autor da proposta explica que estudos realizados por profissionais das áreas de odontologia, fonoaudiologia e otorrinolaringologia atestam que entre 70 a 80% dos casos de respiração bucal estão relacionados à má oclusão dentária. "O objetivo do programa é evitar que as crianças, especialmente as provenientes de famílias carentes, cheguem ao estágio avançado da doença, que exige tratamento especializado inacessível a essas camadas sociais", argumenta.

Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 6868/10, do Senado, que autoriza o Poder Público a realizar exames anuais de saúde nos estudantes dos ensinos fundamental e médio, incluindo avaliações de saúde bucal, e institui a Semana Nacional da Saúde na Escola. As propostas, sujeitas à apreciação do Plenário, estão na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Rachel Librelon
Edição - Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



Comentários

Reinaldo C. Peres | 10/02/2011 - 22h44
Na area da saúde toda iniciativa é valida, principalmente para as classes menos assistidas, a um tempo atras me lembro existia um exame medico, nas escolas, antes do inicio das aulas de educação fisica onde se detectava muita coisa, hoje não ha mais esse profissional, tambe onde estudei na E.E.P.G. "Luiz Gama em araçatuba havia dentista permanente e era bom.
Gabriel | 09/02/2011 - 18h52
Boa noite O programa 'Respire bem' é uma boa iniciativa para melhorar a qualidade de nossa respiração. Parabéns Abraços
  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal