Saúde

Seguridade Social discutirá Política Nacional de Transplantes

Médicos vão discutir os critérios de preferência para receber órgãos. Hoje, os transplantes respeitam a ordem cronológica, mas um projeto em análise na Câmara sugere que o critério seja o grau de emergência médica de cada caso.

18/05/2010 - 09:10  

A Comissão de Seguridade Social e Família promove audiência pública hoje para debater o Projeto de Lei 912/03, do ex-deputado Dr. Heleno, que estabelece o grau de prioridade de emergência médica como critério na fila de transplante.

Pela legislação atual da Política Nacional de Transplantes (leis 9.434/97 e 10.211/01), o atendimento é feito de acordo com a data de inscrição cronológica do paciente.

A proposta está em análise na comissão e já recebeu cinco pareceres e três substitutivos do relator, deputado José Linhares (PP-CE), e um voto em separado da deputada Cida Diogo (PT-RJ).

Foram convidados:
- o presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, Ben-Hur Ferraz-Neto;
- a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Rosana Reis Nothen; e
- o diretor do Serviço de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas de São Paulo, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque.

O debate foi proposto pela comissão a partir de um acordo feito em reunião ordinária.

A audiência será realizada às 14 horas no plenário 7.

* Matéria atualizada em 18/05.

Da Redação/TM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 912/2003

Íntegra da proposta