Saúde

Vacina contra o HPV poderá se tornar gratuita

18/03/2010 - 12:30  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6820/10, do Senado, que inclui a vacina contra o vírus HPV (papilomavírus humano) no calendário de vacinações do Programa Nacional de Imunizações, do governo federal. As vacinas oferecidas por meio do programa são gratuitas.

O Ministério da Saúde estima que, a cada ano, surjam mais de 600 mil casos da doença no Brasil. Estudos comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Na maioria dos casos, a infecção é transitória e não chega a desenvolver sintomas.

Nos tipos mais graves, porém, o vírus aparece como principal fator de risco de câncer de colo do útero. O HPV está presente em mais de 90% dos casos da doença, segundo o Inca.

Saúde pública
"Trata-se de um grave problema de saúde pública, que é acentuado pelo fato de a população brasileira ter dificuldades de acesso aos serviços de saúde", afirma a autora da proposta, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

A vacina protege contra os tipos mais graves do HPV: 6, 11, 16 e 18. Os dois últimos, segundo Salvatti, são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo uterino. "Os testes realizados até o momento são bastante promissores", diz a autora.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Daniella Cronemberger
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6820/2010

Íntegra da proposta