Saúde

Mãe poderá ter garantia de acompanhamento psicológico após o parto

08/01/2010 - 17:01  

Guilherme Alves
Carlos Alberto Leréia: objetivo é garantir bem-estar das mulheres e dos bebês.

O Projeto de Lei 5981/09, do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), obriga hospitais a oferecerem avaliação psicológica para todas as mulheres que derem à luz, antes de receberem alta dos hospitais. A proposta determina ainda que as mulheres com indícios de transtornos psicológicos sejam encaminhadas para acompanhamento.

De acordo com Leréia, cerca de 10% das mulheres desenvolvem formas mais graves de depressão após o parto. Segundo ele, em geral trata-se de pessoas que apresentam fatores de risco, como episódio depressivo anterior, tensão pré-menstrual acentuada ou situação de elevado risco social.

O deputado afirma que esse quadro acarreta manifestações como tristeza profunda, apatia, insônia, irritabilidade, distúrbios de apetite e sensação de incapacidade para desempenhar as tarefas. "Podem surgir idéias suicidas e atitudes que podem colocar em risco até mesmo a vida do recém-nascido", acrescenta.

Tramitação
O projeto terá análise em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Maria Neves
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5981/2009

Íntegra da proposta