Saúde

Trabalho torna obrigatório acompanhamento médico de modelo

19/11/2008 - 19:47  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira a obrigatoriedade de as agências de modelos manterem serviço médico para acompanhamento da saúde dos profissionais da moda que participam de desfiles. O serviço será composto por, no mínimo, um nutrólogo ou nutricionista, um psicólogo e um endocrinologista.

O texto aprovado é um substitutivo da deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS) ao Projeto de Lei 7574/06, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), e ao PL 1381/07, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que tramitam em conjunto.

De acordo com o substitutivo, as agências deverão apresentar, quando for realizado um evento de moda, atestados médicos sobre as condições de saúde dos modelos. O atestado deve conter informações sobre o índice de massa corporal (IMC) de cada modelo e sobre a sua saúde física e mental.

O substitutivo fixou em no mínimo 18,5 o IMC exigido para a participação em eventos. (Esse é o índice considerado como saudável pela Organização Mundial de Saúde). Manuela D`Ávila lembrou que muitas profissionais dessa área se alimentam de forma inadequada porque desejam ser excessivamente magras, o que gera riscos à saúde.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7574/2006

Íntegra da proposta