Saúde

Projeto cria Dia de Conscientização sobre Estresse

01/08/2008 - 15:56  

O Projeto de Lei 3555/08, apresentado pelo deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), institui o Dia Nacional de Conscientização sobre o Estresse, a ser comemorado no terceiro domingo de novembro. Na data, o Ministério da Saúde deverá promover campanha nacional para esclarecer e alertar a população a respeito das formas de tratamento do estresse e de suas conseqüências negativas.

A proposta é um pleito da International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR), que tem sede em Porto Alegre (RS). Segundo dados da entidade, cerca de 70% dos brasileiros sofrem de estresse, sendo que 30% encontram-se em estágio classificado como "crítico".

O estresse é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas, sejam elas de ordem física ou psíquica. Reduz a defesa imunológica do organismo e pode desencadear doenças, entre elas a depressão. O combate ao estresse está relacionado a hábitos saudáveis, à atividade física regular e a tratamentos como psicoterapia.

Mendes Ribeiro lembra que o estresse também gera aumento dos custos do País com assistência médica e reflete-se negativamente nos setores da economia, devido ao afastamento de funcionários em decorrência de doenças.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova datas para prevenção de doenças
PEC obriga governo a incentivar esporte e lazer

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3555/2008

Íntegra da proposta