Saúde

Projeto cria programa de prevenção à osteoporose

04/04/2008 - 15:04  

O Projeto de Lei 2782/08, do deputado Walter Brito Neto (PRB-PB), cria o Programa de Combate e Prevenção à Osteoporose. Entre as ações permanentes a serem desenvolvidas, de acordo com o texto, estão a adição de suplemento vitamínico mineral à base de cálcio orgânico na merenda escolar distribuída na rede pública de ensino fundamental; e a distribuição desse suplemento nos postos de saúde.

O parlamentar ressaltou que a osteoporose é uma das doenças ósseas metabólicas mais comuns e a principal causa de fraturas devido à fragilidade óssea provocada.

Dieta especial
Brito Neto afirma que manter uma dieta rica em cálcio, com leite e derivados, ovos, peixes e frutos do mar, além de vegetais de folhas verdes e escuras, é importante para a prevenção da doença desde a infância. Porém, na avaliação do deputado, isso não é suficiente. Ele afirma que a utilização do cálcio orgânico na alimentação diária demonstra que o cálcio contido nos suplementos à base de carbonato de cálcio é tão bem absorvido quanto o cálcio contido nos alimentos.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova dispensa para exame preventivo de mulheres
Programa de distribuição de leite é proposto por deputado

Reportagem - Vania Alves/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2782/2008

Íntegra da proposta