Saúde

Projeto regulamenta profissão de optometrista

23/01/2008 - 10:58  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1791/07, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros, que regulamenta a profissão de optometrista – profissional com graduação universitária em Optometria, que atua em pesquisa, promoção, prevenção, avaliação e reabilitação na área da saúde visual. Essa profissão, segundo o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), é autorizada pelo Decreto 20.931, de 1932.

Já o Conselho Brasileiro de Oftalmologia afirma que a profissão de optometrista legalmente não existe no Brasil. Segundo a entidade, o decreto citado e sua regulamentação (Decreto 24.492/34) deixam claro que a prescrição de lentes de grau é uma tarefa exclusivamente médica e que a venda dessas lentes pertence às ópticas, privativamente.

Segundo o projeto, o exercício da profissão será restrito aos portadores de diploma universitário. Os técnicos em optometria terão o prazo de oito anos, após a publicação da lei, para concluir a graduação em curso universitário.

O deputado afirma que já existem no Brasil, a exemplo de outros países, cursos superiores de Optometria plenamente reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Área de atuação
Entre as funções definidas no projeto para o optometrista, sem prejuízo do exercício da atividade por outros profissionais habilitados, estão:
- avaliar funcionalmente o sistema visual e ocular;
- realizar e fornecer a medida optométrica (medida da acuidade visual), indicando soluções ópticas quando necessário;
- adaptar e adequar as lentes corretivas às necessidades do paciente; e
- executar terapias visuais com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade visual do indivíduo.

Conselho
A proposta estabelece ainda que, até a criação de um conselho federal de optometria, o exercício da profissão vai requerer registro prévio em órgão regional do Ministério do Trabalho, que se fará mediante a apresentação do diploma e do documento de identidade.

"Dados epidemiológicos mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de visão que interferem em seu desempenho diário e, conseqüentemente, na auto-estima e na limitação da inserção social e da qualidade de vida", argumenta a deputada.

Diante da "dificuldade para conseguir uma consulta pelo SUS", Maria do Rosário acredita que a inserção da optometria no modelo brasileiro de saúde pública "vai trazer grandes avanços e modificações positivas nesses números ao mudar o atual quadro e resgatar a qualidade visual do povo brasileiro, dando condições para que a população tenha mais acesso aos profissionais da visão".

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Médicos criticam emendas a projeto sobre atribuição médica
Conselhos federais criticam projeto do Ato Médico
Relator do Ato Médico quer preservar outras profissões
Seguridade aprova regulamentação do exercício de ortóptica
Médicos rejeitam regulamentação de optometristas
Optometristas defendem regulamentação da profissão

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta