Saúde

Programa poderá orientar pescador contra câncer de pele

10/08/2007 - 15:50  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 468/07, do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), que cria um programa de combate e prevenção ao câncer de pele com foco nos pescadores em todo o território nacional.

Na avaliação do deputado, como a longa exposição ao sol é responsável pelo aumento do número de casos de câncer de pele, torna-se necessária a criação de um programa específico que previna a incidência da enfermidade.

Saúde pública
Bezerra lembra que é papel do governo desenvolver medidas relacionadas à saúde pública. "Cumpre ao Estado estabelecer programas de prevenção, com melhoria na qualidade de vida daqueles que, por necessidade, ficam expostos à luz solar", diz o parlamentar.

Pelo projeto, o programa será regulamentado e executado pelo Poder Executivo, por meio do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional de Saúde, que, por sua vez, poderão fornecer recursos e conhecimentos técnicos para as secretarias estaduais de saúde em todos os estados.

Estatísticas
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2006 foram registrados 130 mil óbitos e 470 mil casos novos de câncer no Brasil. Entre 1979 e 2003, a taxa de mortalidade pela doença cresceu 30% e os gastos do governo federal na assistência oncológica de alta complexidade, entre 2000 e 2005, aumentaram em 103%.

O câncer de pele é o tipo mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no País, de acordo com informações do Inca. No entanto, quando detectado precocemente, os índices de cura são altos.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e deverá ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Equipamentos contra câncer de mama podem ser obrigatórios
Projeto prevê acesso a remédios para câncer de próstata
Câmara estende prioridade judicial a quem tem doença grave
Urologistas anunciam campanha contra o câncer de pênis
Câmara aprova dispensa para exame preventivo de mulheres
OMS propõe avanço nas leis sobre efeitos da radiação
Brasil precisa mudar gastos com combate ao câncer
Trabalho aprova política sobre riscos da exposição solar

Da Redação/MR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 468/2007

Íntegra da proposta