Relações exteriores

Parlamentos do Brasil e de Israel promovem troca de boas práticas

03/09/2018 - 19:14  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Visita da delegação de Israel
Delegação do Knessét é recebida no Congresso Nacional

Entre hoje e amanhã, os parlamentos brasileiro e israelense trocam experiências em áreas como acessibilidade, visitação, equidade de gênero e segurança. Representantes da Câmara, do Senado e do Knessét, o Parlamento de Israel, se reúnem durante a Primeira Reunião da Alta Administração dos Parlamentos do Brasil e Israel.

A ideia do evento surgiu a partir de uma conferência internacional ocorrida em fevereiro em Israel, como explica a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

"É uma primeira experiência internacional de troca de boas práticas. Nós estivemos em Israel em fevereiro com outros 28 parlamentos, e lá apresentamos nossas iniciativas de equidade, acessibilidade, e na área sócio-ambiental. E então eles vieram ao Brasil para conhecer e aprofundar essas iniciativas", explicou.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

Segurança
No debate sobre segurança, diretores das polícias legislativas dos dois países trocaram experiências. Segundo o chefe do Serviço de Apoio Técnico do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara, Suprecilio Barros, há muito o que ensinar e aprender. O parlamento israelense tem, por exemplo, mais experiência em combate a ameaças externas.

"Eles vivem um contexto mais de ameaça externa com Israel sitiada por todos os lados e a questão da faixa de Gaza. Nesse aspecto, eles têm um know-how muito melhor que nós. Em compensação, eles podem aprender conosco a questão de controle de multidão, porque a participação do povo dentro do parlamento brasileiro é muito maior do que no Knesset”, avalia.

Entre os participantes do evento estiveram também o diretor-geral da Câmara, Mauro Limeira Barreto e o diretor-geral do parlamento israelense, Albert Saharovich.

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.